Facebook é mais popular que o Orkut no Brasil

Uma pesquisa feita pelo Ibope Nielsen Online e divulgada com exclusividade pela revista Istoé Dinheiro mostra que o Orkut perdeu o trono de rede social mais popular do Brasil. Com mais de 30 milhões de usuários no país, o Facebook traz fim a um período de sete anos nos quais o site da Google desfrutou de visibilidade ímpar.

Uma pesquisa feita pelo Ibope Nielsen Online e divulgada com exclusividade pela revista Istoé Dinheiro mostra que o Orkut perdeu o trono de rede social Em 2009, o serviço de Mark Zuckerberg possuía aproximadamente quatro milhões de visitantes no Brasil, enquanto o Orkut possuía a preferência de 27 milhões de usuários. Segundo a revista, os números do Ibope ainda não foram totalmente apurados, mais indicam que, enquanto o site da Google permaneceu estagnado, a rede social concorrente cresceu de forma surpreendente.

O fim de um império

A vitória do Facebook não era exatamente inesperada. Apesar de ainda muito popular no Brasil e na Índia, o Orkut possui uma expressividade muito pequena em outros países do mundo. Tanto que a Google decidiu abandoná-lo como rede social principal, criando o Google + como uma ferramenta capaz de competir no cenário mundial.

O fim do reinado do Orkut é marcado por tentativas de recuperar popularidade mediante mudanças em seu visual e incorporação de elementos da rede social concorrente. Outras iniciativas incluem a realização de conversas interativas com os usuários através do Orkut ao Vivo e uma campanha lançada em julho de 2011, que afirmava que a rede social não parava de crescer. Algo que, pelo que os dados do Ibope apontam, não era exatamente uma verdade.


Fonte: TecMundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário