O dia de Campo do Programa Biodiesel em Uruoca foi um Sucesso!

Aprimorar conhecimentos, trocar experiências e alavancar a produção de mamona de forma sustentável, foram os principais objetivos do Dia de Campo realizado no ultimo dia 31, na localidade de Carrasco, no município de Uruoca-Ce.
Paracuá na Web
As áreas visitadas demonstraram a real possibilidade de se atingir a produtividade de mamona em 800 kg/ha. O espaçamento correto, capinas e roço no momento adequado, desbaste, poda apical e cobertura morta com bagana, foram as principais técnicas utilizadas na unidade demonstrativa visitada.
Paracuá na Web
Também foi visitada uma área de segundo ano onde todos observaram a viabilidade desta forma de produzir mamona, haja vista a diminuição dos custos tanto do programa como do agricultor, e o aumento da produção em relação à planta de primeiro ano.
Paracuá na Web
Para fechar o dia com chave de ouro, foi realizado uma batenção de mamona, prática que deverá ser adotada pela maioria dos participantes ainda nesta safra, pois o preço de venda da mamona sem casca compensa o beneficiamento e remunera melhor o agricultor familiar.
Paracuá na Web
Para a realização do evento, o Instituto Agropolos do Ceará contou com a parceria da Prefeitura de Uruoca, Banco do Brasil e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Estiveram presentes agricultores familiares e técnicos de vários municípios da região, destaque para as caravanas de Uruoca, Senador Sá, Sobral, Morrinhos, Massapê, Martinópole, Granja e Alcântaras.
Paracuá na Web
O evento foi realizado em clima de Festa, “só faltou a banda de forró”, disse o prefeito municipal, que esteve lá e reafirmou o compromisso do Município com o projeto Biodiesel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário