Caravana de Paracuá vai ao Círio de Nazaré em Belém do Pará

 

No dia 6 de Outubro (quinta-feira), foi realizada uma viagem com 16 pessoas ruma Belém do Pará, para participar da festividade do Círio de Nazaré.

Romaria Fluvial


Numa região em que os rios são como ruas, nada mais natural que uma homenagem nas águas para a Rainha da Amazônia. Tradição de 23 anos, a Romaria Fluvial é realizada no sábado, véspera da grande procissão. O percurso é de 2,6 km pelas água da baía de Guajará começa no trapiche de Icoaraci, Distrito de Belém, e vai até a escadinha do cais do porto, ao lado da estação das Docas.

Mais de mil embarcações, entre barcos, lanchas, balças e veleiros participam da Romaria Fluvial.


Círio de Nazaré


Realizado a mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é a maior procissão religiosa do Brasil e do mundo. Um espetáculo grandioso que festeja a Rainha da Amazônia. A procissão do domingo sai da Catedral Metropolitana até a praça Santuário de Nazaré, num percurso de 3,6 km, que já chegou a ser percorrida em 9 horas e 15 minutos, no anos de 2004, no maior longo Círio de toda a história. O foco central da Romaria é a pequena imagem da virgem, uma réplica da escultura original encontrada pelo caboclo Plácido, no ano de 1700, em que deu a origem a tradição religiosa do Pará, em devoção a Senhora de Nazaré. Na procissão, a Berlinda, que carrega a imagem, é seguida por romeiros de Belém, do interior do estado, de varias regiões do Brasil e do exterior. Em todo o percurso os fiéis fazem manisfestações de Fé, enfeitam ruas e casas em homenagem a santa.

Um comentário: