Paracuá, palavra indígena que significa "Escoamento das Águas", quando ainda era um pequeno povoado, pertencia à Granja. Já teve o nome de Cabeceira da Roça, São Francisco e Coreaú.
Distrito de Uruoca, fica a 32Km da sede do município e aproximadamente 315km de Fortaleza, capital do estado. Faz limite com Granja, Martinópole, Campanário e Uruoca. Tem uma população estimada em 2.300 habitantes, na sede e comunidades do distrito.
Os primeiros habitantes vieram de Tianguá em 1900, onde construíram a primeira casa. São eles: Domingos Alves Pereira e sua esposa Ana Maria da Conceição.
O patriarca Domingos Alves, devoto de São Francisco de Assis, construiu uma capela em 1920, para seu santo devoto após ter alcançado uma graça. Nesse mesmo ano em 04/10 foi celebrada a primeira missa pelo Padre da Paróquia de Granja, Vicente Martins da Costa A partir de então se comemora o festejo do padroeiro. Em 1946, com a criação da paróquia de Martinópole, Paracuá passou a lhe pertencer.
Em 1976 a capela foi demolida e construída a atual, tendo como encarregado pela obra Francisco das Chagas Ferreira. Hoje o atual pároco é Pe. César.
Em 1976 a capela foi demolida e construída a atual, tendo como encarregado pela obra Francisco das Chagas Ferreira. Hoje o atual pároco é Pe. César.
A primeira sala de aula funcionou na casa de Domingos Alvas Pereira, onde os primeiros alunos foram seus filhos e o professor, contratado por ele.
O primeiro prédio escolar (Escola Domingos Jerônimo, já extinta) foi construída em 1962 na gestão do prefeito Joaquim Garcez Rocha. As primeiras professoras foram: Maria Alves Pereira e Ana jacinto Alves. Em 1977 foi construída a atual escola, denominada Cel. Domingos Alves Pereira, na segunda gestão do prefeito Joaquim Garcez Rocha.
A energia elétrica foi inaugurada em 21 de Setembro de 1990 na gestão do prefeito Chico Eudes.
A água vem do poço profundo do próprio distrito e tem comando do SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural), e foi inaugurada em 15 de Julho de 1995, na gestão do prefeito Garcez Neto.
O Rio Coreaú tem grande influência no abastecimento de água da maioria das comunidades de nosso distrito, como: Baliza, Várzea da Cruz, Batatão, canto das Pedras, Jureminha, etc.
O cemitério foi construído em 1927, os primeiros a serem sepultados foram os fundadores do distrito.
A economia do distrito baseia-se na agricultura e pecuária, nos pequenos comércios e no extrativismo vegetal, além do serviço público.
As comunidades que influenciaram no crescimento do município foram: Canto das Pedras, Baliza, Batatão, Pedra Branca, entre outras.
Entre os filhos ilustres de Paracuá, estão:
- Domingos Alves Pereira (Fundador do distrito);
- João Alves Pereira (Joãozinho, o maior líder político);
- José Alves de Lima (ex-vereador);
- Leôncio Alves pereira (Advogado e filho de Domingos Alves);
- Francisco das Chagas Ferreira (Chico Ferreira, dirigente da Igreja);
- Maria Alves Pereira e Dulcinéia Torquato de Menezes (Marco da educação do distrito);
- Sebastião Pereira de Sousa (Médico da Marinha).
© 2011 Paracuá na Web